Bem vindos!

Para os amantes das artes, quer seja em crochê, tricô, pintura, patwork, fuxico... Enfim, o que todos nós sabemos fazer de melhor. Amigos e amigas, sejam bem vindos e bem vindas!!!



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Faço crochê, sou canhota. E você?. Por Jack Lima

1994. Jack Lima, então com 09-10 anos, está em um curso aprendendo ponto cruz.
Já aprendeu o ofício, está contribuindo com o projeto (este tipo de curso ensina arte para aplicá-las em projetos sociais, sem fins lucrativos) e lutando por uma nova vaga: curso de crochê.
_ Que porcaria! A professora faz uma sequência, me dá o seu trabalho e, quando eu "viro" a peça, ela fica furiosa. E ainda me olha com aquela cara e diz: "Tadinha, é canhota..."_
Por muito tempo tentei aprender o crochê; vim conseguir aos 18 anos, quando uma vizinha, munida de grossos e velhos livros,
 escritos em japonês (ou chinês-coreano, sei-lá-o-quê) não me ensinou, mas mostrou-me a arte de crochetar. E, em menos de duas horas, meus olhos se abriram: estava alfabetizada no mundo do crochê!
Mais um tabu vencido, fiz questão de me candidatar a ensinar naqueeeeeeeele curso. As pessoas precisam enxergar que cada pessoa é única, e aprende do "seu jeito". Hoje, crocheto olhando gráficos (só consigo assim). Não sei tirar amostras por uma peça pronta. E daí? Jack Fraga é excelente no olhômetro, entende "necas" de gráficos e é destra. E o que somos? Que lição tiramos? Somos únicas!
Voltando " a vizinha", ontem ela me emprestou um monte de livros de crochê, incluindo este ao lado. Foi NELE em que eu aprendí a crochetar.
Aliás, descobrí as razões da minhas dificuldades: eu entendo melhor o trabalho nos gráficos e não sei continuar um trabalho iniciado por outrem. O fato de ser canhota não influiu muita coisa.
A tal vizinha (que se chama Maria da Anunciação) é uma "bruxa" com linhas e tecidos. Ela olha uma revista e faz igualzinho.
Deixo um vídeo com o último trabalho dela.




Espero que gostem.
Beijitos

2 comentários:

  1. Oi!!!

    Eu sou canhota e não faço croche!!!
    Não consigo...
    Mas não +e por ser canhota com certeza-

    Beijos boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi querida vim te visitar e agradecer sua visita e deixar um beijo com carinho Leila

    ResponderExcluir

Oi amigos e amigas, seus comentários alegram nosso cantinho e nos auxilia para melhorá-lo cada vez mais. Deixe um e-mail ou URL para que possamos retornar, ok?
Beijitos